Viajar em Março é um verdadeiro convite para que esqueça o frio invernal e aproveite plenamente o começo da primavera. Nesta época, além de evitar o turismo massivo dos meses da época alta, terá a possibilidade de ver alguns dos mais bonitos (e floridos) cenários em muitos destinos emblemáticos, assim como de aproveitar as celebrações que, um pouco por todo o mundo, acontecem neste mês.

Vários países e cidades mereceriam destaque, já que oferecem experiências únicas aos viajantes e garantem que Março tem um encanto especial para quem quer viver uma aventura no começo do ano. Ainda assim, alguns destinos acabam por se destacar pelas suas caraterísticas. Beleza natural, ruas tranquilas, flores, celebrações e boa gastronomia darão ao viajante experiências únicas, que marcarão o começo do ano e deixarão memórias para toda a vida.

Com tudo isto, só falta mesmo escolher qual é o roteiro que pretende… e também podemos ajudar! Se é um entusiasta das viagens e quer começar já as suas aventuras, na Heymondo destacámos os melhores detinos para viajar em Março, a pensar em si.

Florença e a região da Toscana

A época alta para visitar Florença, capital da região Toscana, é entre Maio e Julho e em Setembro. Esta é justamente uma das razões pelas quais recomendamos que marque a sua viagem em Maio. Nesta época, as ruas estão mais despidas de turistas e o clima é temperado e ameno, convidativo para passear ao ar livre. Neste mês, as ruas preenchem-se uma luz própria e de uma alegria primaveril.

Cidade-berço da arte renascentista, Florença terá muitos lugares de destaque para visitar. Nesta localidade, poderá perder-se nas bonitas ruas estreitas que formam o centro histórico, cujo e interesse e beleza motivou a distinção como Património da Humanidade pela Unesco. A ornamentar as ruas do centro encontrará montras sumptuosas, destacando-se as esplendorosas montas de joalharia da famosa Ponte Velha. Além disto, será ainda imperdível um roteiro artístico, pela obra de artistas tão aclamados como Miguel Ângelo ou Leonardo da Vinci.

Estátua de David por Michael Angelo

O que fazer em Florença?

Se definir esta região italiana como destino de viagem, deve saber quais as coisas imperdíveis a fazer durante a estadia. De entre os vários planos possíveis, deixamos aqueles que nos parecem verdadeiramente incontornáveis para um viajante.

Muitos consideram Florença um “museu ao ar livre”. Aqui, recomendamos que visite a Galleria degli Uffizi para conhecer algumas das obras renascentistas mais relevantes, incluindo o famoso trabalho de Botticelli, “O Nascimento de Vênus”. Siga até o Complexo Monumental do Palácio de Pitti, onde também poderá conhecer os bonitos Jardins de Bóboli e a Galeria Palatina. Diga ainda até à Galeria da Academia para conhecer o símbolo da cidade: a estátua de David, de Michelangelo. Durante a estadia visite ainda o Duomo, a cercana Ponte Vecchio e aproveite as praças e basílicas para momentos únicos de lazer e contemplação.

Ponte Vecchio, Florença

Além da capital da região, o clima ameno de Março torna-se convidativo para aproveitar o esplendor das colinas verdejantes de toda a região da Toscana, com as suas paisagens bucólicas. Aproveite para conhecer aldeias e pequenas cidades cheias de história e cultura, como Pisa, Siena ou San Gimignano. E, claro, não deixe de apreciar a deliciosa culinária local, que transforma a região num destino gastronómico de relevo internacional.

O destino ideal é Sevilha

A Andaluzia é uma região espanhola rica, onde as experiências culturais, de lazer e gastronómicas são sempre convidativas. Ainda assim, Março destaca-se como um mês ideal para visitar a cidade, evitando o calor e o fluxo turístico excessivos do verão. Nesta época, terá as condições climáticas ideais para visitar a Giralda, a catedral e o restante património edificado que torna a cidade tão emblemática e bonita. Um clima ameno, convidativo, garantirá momentos perfeitos nas explanadas e bares de tapas, enquanto aproveita a luz e a atmosfera típicas desta época do ano. Além disso, é neste mês que têm lugar duas das festividades mais tradicionais da cidade: a Semana Santa e a Feira de Abril.

Celebrações primaveris em Sevilha

A tradicionalidade religiosa de Sevilha é imperdível para quem gosta de conhecer o que as cidades têm de mais típico. Assim sendo, se quiser aproveitar um ambiente festivo e cheio de tradição em Março, agende a sua visita para a Semana Santa, celebrada entre 25 de Março e 1 de Abril. A cidade veste-se a rigor para esta tradição, e o ambiente vibrante e apaixonado torna-a um dos destinos de destaque nacional e internacional para visitar nesta época do ano.

Praça de Espanha, Sevilha

Dublin em Março

A Irlanda é um destino que, em Março, ainda se carateriza pelo frio. Contudo, se visitar Dublin nesta época descobrirá que o calor das suas gentes, tradições e festividades depressa compensa tudo isto. Esse calorzinho pode ser sentido de uma forma mais intensa entre os dias 16 e 19, quando Dublin celebra o dia de São Patrício (St Patrick’s Day), o santo padroeiro irlandês. Nesta celebração as ruas enchem-se de verde e alegria, com muita cerveja e música. Deixe-se inebriar pela festa e as suas tradições e rume até um pub popular, onde poderá brindar com uma Guinness na mão e celebrar com(o) os locais.

Experiências imperdíveis em Dublin

Uma estadia em Dublin permite descobrir rapidamente que este é um destino cheio de história, de lendas e de tradições, onde o ambiente é hospitaleiro e multicultural. Na cidade, há muitos locais de visita obrigatória como o City Hall, o Castelo de Dublin ou a Chester Beatty Library. Templos como a Christ Church Cathedral ou a St. Patrick’s Cathedral lembram, também, a religiosidade que carateriza a região. Pontes, museus, ruas emblemáticas e tabernas típicas são ainda pontos de paragem obrigatória para imergir na cultura e beleza desta cidade.

Aproveite o mês de Março para conhecer a hospitalidade e tradicionalidade de Dublin e entrar no espírito irlandês de uma forma única.



Seguro de Longa Duração



Dublin
Dublin

Aproveite as últimas nevadas de Março em Andorra

Considera-se um daqueles viajantes que não resistem ao final do inverno e querem continuar a aproveitar a neve e todas as suas aventuras radicais? Nesse caso, em Março, o seu destino de eleição será certamente Andorra!

Ao longo de Março, as estâncias de inverno de Andorra ainda estão em pleno funcionamento e, por isso, a prática de desportos como esqui ou snowboard é perfeitamente possível. Para apoiar os viajantes que amam este tipo de modalidades, encontrará escolas e espaços de aluguer de material, que lhe permitirão ter todo o equipamento e ajuda de que necessita.

Andorra em Março: Além da neve

Sabemos que as atividades de neve são muito apelativas, mas estas estão longe de ser as únicas que pode aproveitar em Andorra ao longo do mês de Março.

Nesta altura do ano, Andorra merece destaque também pelos seus trilhos de vale e montanha, que oferecem as condições ideais para caminhadas. Além disto, para quem gosta mais de temperaturas altas, as regiões termais permitem que aproveite um banho quente com paisagens deslumbrantes.

Por fim, mas não menos importante: Andorra é um destino onde os preços baixos são convidativos para quem gosta de fazer algumas compras durante as férias.

Assim sendo e que possa fazer tudo isto em segurança e sem riscos desnecessários, o ideal será adquirir um seguro de viagem completo, que inclua assistência médica ou outras coberturas de que possa precisar durante a estadia. Não deixe de ver qual é o seguro que melhor se adequa a si!



Seguro de Viagem



Pistas de Andorra

Holanda na primavera

A primavera holandesa é, possivelmente, uma das mais bonitas do mundo! Em Março, visitar a Holanda é visitar um país que muda de cor com milhões de tulipas, que começam a exibir a sua grande variedade de cores. Um dos melhores locais do país para visitar em Março são os Jardins de Keukenhof, no sul do país. Os seus 32 hectares de campos de tulipas que abrem na primavera fazem com que estes sejam considerados os maiores e mais bonitos jardins mundiais. Esta é a altura ideal para ver este espetáculo de cor, já que só está aberto durante dois meses por ano.

Visitar Amesterdão

Em Março, também recomendamos uma visita a Amesterdão, ainda que a principal cidade da Holanda seja convidativa ao longo de todo o ano. Na capital será convidado a percorrer os canais de bicicleta, a visitar os monumentos às vítimas da Segunda Guerra Mundial e absorver uma cultura particularmente tolerante em relação a alguns dos temas mais tabu da Europa. Arte e cultura são dois dos pontos fortes deste destino, sendo que espaços como o Museu Rijks, o Museu Van Gogh e o Museu Stedelijk são absolutamente incontornáveis. A Casa Museu Anne Frank é também um ex-libris da cidade. Várias galerias de artistas contemporâneos merecem ainda uma visita, sendo que, no mês de Março, encontrará certamente exposições temporárias magníficas.

Canal de Amesterdão

Viajar para a Tunísia em Março

O turismo na Tunísia foi amplamente afetado pela tensão social no Médio Oriente. Depois de dois atentados terem marcado a sua história, em 2015, este destino perdeu a maioria dos visitantes. Sabendo que o turismo é o seu principal motor económico, as autoridades tunisinas trabalharam, então, para fazer da Tunísia um país seguro, com controlos de segurança eficazes. Hoje, este é um destino ideal para quem quer viajar em Março, tendo preços muito apelativos e possibilitando uma experiência viva da cultura e tradições locais, sem que haja multidões indesejadas.

O que aproveitar na Tunísia

A Tunísia é um país que tem de tudo: praias de sonho, desertos, ruínas romanas, arte, cultura e até cenários da saga Star Wars. Locais como Cartago, Tunes, Tataouine e Sidi Bou Said prometem maravilhar os amantes de história e cultura. Além disso, Março é o mês ideal para visitar estes lugares, evitando a confusão e calor do verão. Recomendamos especialmente visitar a Tunisia nesta época caso esteja a planear uma visita o deserto: uma experiência única, onde poderá apreciar uma paisagem incrível e descobrir a sensação de andar de camelo.

Muralhas, Tunisia

Mathura e Vrindavan: Índia

A Índia é sempre um bom destino de viagem. Por esta altura, já pouco existe para dizer sobre este imenso país que não seja conhecido. Aqui, encontramos um mundo com uma complexidade cultural e tradicional completamente diferente da nossa. Além disso, os traços de uma cultura milenar, marcada pelo hinduísmo, destacam-se. A par com isto, a beleza de espaços naturais incríveis e monumentos incontornáveis como o Taj Mahal ou o Forte de Agra são também apelativos para os viajantes mundiais.

Porquê visitar Mathura e Vrindavan em Março?

Março é um mês muito especial para se visitar Mathura e Vrindavan. E poderão perguntar: mas o que é que o mês de Março tem de tão especial para ir até estas duas cidades do norte do país? A resposta é simples. Nesta época do ano as cidades recebem o Holi, o festival hindu da primavera, também conhecido como o Festival das Cores. Esta é uma festa que confere uma aura especial a um país já de si espiritualizado, criando a oportunidade única de imergir na cultura ritual indiana.

Se é verdade que esta celebração é feita em toda a Índia, é igualmente verdade que a sua expressão mais bonita e importante acontece nas cidades de Mathura e Vrindavan. Ao longo destes dias, o Ocidente pode ser esquecido por momentos e a imersão na cultura indiana é mais completa. Aqui, as pessoas enchem as ruas de música e alegria, atirando pós de cores vivas ao ar e tingindo as ruas, as vestes e as vidas de colorações vibrantes, como as próprias emoções. Em Março, poderá ser uma destas pessoas!

Templo, Índia

Península de Yucatán: México

O México e, em particular, a Riviera Maya constituem um destino turístico muito procurado ao longo de todo o ano. Ainda assim, como sabemos, existem épocas (em particular no verão) em que o ambiente turístico cria multidões que tornama experiência mais artificial. Apelativa enquanto destino turístico, esta região ganha um esplendor ainda maior quando é visitada fora da época alta. Por isso, Março torna-se um excelente mês para visitar esta península, evitando a época com mais visitantes, este mês ajuda a que evite também a época mais húmida do ano.

Península de Yucatán: conhecer a cultura Maia

Uma vez na Península de Yucatán, não deixe de explorar todos os seus tesouros arqueológicos e naturais que lhe permitirão viver experiências únicas. Visitar as famosas pirâmides de Chichen Itza, mergulhar no cenote Dos Ojos ou visitar o sítio arqueológico de Tullum, os restos de uma cidade maia amuralhada situada ao pé do mar das Caraíbas são alguns dos atrativos que não poderá ignorar.

A cultura Maia, que se destaca por ser uma das culturas mais desenvolvidas de toda a antiguidade, irá espantá-lo. Afinal, as explicações dos locais revelam o impacto profundo dos conhecimentos arquitetónicos e astronómicos que motivaram as construções e que eram muito avançados para o seu tempo. É impossível visitar as ruínas sem uma sensação de deslumbramento!

Piramides de Yucatan, México

Festa Nacional da Vindima de Mendoza: Argentina

Ainda que a tradicionalidade das vindimas seja mais antiga, foi em 1936 que começou a celebrar-se a famosa “Fiesta Nacional de la Vendimia”: a Festa Nacional da Vindima de Mendoza. Para os viajantes que amam o enoturismo e não resistem às tradições locais, visitar a Argentina em Março terá um encanto especial. Afinal, esta festa ocorre anualmente no primeiro sábado de Março, levando mais longe a cultura vínica que é típica da região. Venha celebrar e degustar os melhores vinhos, lado a lado com os produtores locais.

O que esperar desta enofesta de Março?

Os argentinos sabem celebrar a colheita das uvas e a tradição vinícola como ninguém. É por isso que, desde 1936, criaram a tradição festiva da “Fiesta Nacional de la Vendimia”, uma festa digna de transmissão televisiva. A National Geographic declarou-a mesmo, em 2011, como a segunda festa da vindima mais importante do mundo, e isto certamente significa algo de especial, não é?

A celebração gira em torno de quatro eventos principais:

  • 1. A Bênção dos Frutos.
  • 2. O Caminho Branco.
  • 3. O Carrossel.
  • 4. O Ato Central.

O Ato Central é o principal momento do evento, gerando grande interesse a nível nacional e internacional. Neste momento, participam mais de 1000 bailarinos que atuam no Teatro Grego, cuja decoração muda todos os anos. O evento conta com espetáculos de luz e representações de atores de renome.

Vinha, Argentina

Lembre-se de que, quando viaja, é altamente recomendável ter um seguro de viagem internacional para cuidar de si e dos seus entes queridos, especialmente se viajar para fora da União Europeia. Se viajar com o seguro Heymondo terá acesso a assistência médica internacional, cobertura de bagagem e assistência 24 horas por dia.

Veja tambem “Heymondo, a garantia da melhor viagem possível”

—————————————————————————————-