A grande maioria dos viajantes em todo o mundo partilha do mesmo receio: chegar ao aeroporto e constatar que o voo está atrasado. Muito provavelmente, também já passaste por este tipo de situação e foste obrigado(a) a alterar os teus planos. De facto, trata-se de uma das ocorrências mais comuns durante as viagens e, além disso, costuma gerar grande incerteza nos passageiros, longas e desconfortáveis esperas nos aeroportos, e dúvidas sobre a compensação por voo atrasado a que podem ter direito.

Como revela uma análise realizada pela AirHelp, empresa que defende os direitos dos passageiros, Portugal é um dos países europeus com maior tráfego aéreo que apresenta uma maior taxa de voos atrasados. Cerca de 34% dos 34 milhões de passageiros que partiram de aeroportos portugueses em 2024 tiveram problemas com as suas viagens.

Entre as causas mais comuns dos atrasos encontram-se circunstâncias extraordinárias de origem climatérica, riscos para a segurança ou greves que afetam as operações de um transportador aéreo. Estas circunstâncias, consideradas extraordinárias, podem impedir que o avião descole à hora marcada.

Mas o que podes fazer perante esta situação? Antes de tudo, mantém a calma e não deixes que a frustração tome conta de ti. Continua a ler para ficares a par dos teus direitos e descobrires formas de tornar a espera no aeroporto mais suportável. Por exemplo, o teu seguro de viagem da Heymondo pode ajudar-te a resolver imprevistos, enquanto o acesso às salas VIP oferece conforto extra durante esse tempo de espera.


Como reclamar uma compensação por atraso de voo?

Ao chegares ao destino, verifica se tens direito a uma compensação por atraso de voo.

Segundo a legislação europeia, podes receber até 600€ por pessoa para atrasos superiores a 3 horas, dependendo do motivo do atraso. Se este se dever a uma circunstância extraordinária, como mau tempo extremo ou greve, não tens direito a compensação por atraso de voo.

Para reclamar um atraso de voo dentro da UE, deves apresentar documentação como o cartão de embarque, fotos dos painéis do aeroporto, horário da porta de embarque e recibos de despesas extra.

Fora da UE, aplica-se o Convenção de Montreal, que cobre apenas prejuízos económicos. Por exemplo, nos EUA não se compensa danos morais.

Direitos dos passageiros

A Comissão Europeia estabeleceu regras claras para proteger os passageiros. Entre os direitos mais importantes estão:

Direito à informação

A companhia aérea deve fornecer um documento com os direitos dos passageiros. Se não o fizer, deves solicitá-lo.

Direito à assistência

Se o voo atrasar, tens direito a:

  • Refeições e bebidas.
  • Duas chamadas telefónicas ou acesso à internet.
  • Alojamento em hotel e transporte, se necessário.

Direito ao reembolso

Se o voo atrasar mais de 5 horas e decidires não viajar, tens direito ao reembolso do valor total do bilhete e, se necessário, a um voo de regresso ao ponto de partida.

Direito à compensação por atraso de voo

Se chegares ao destino final com mais de 3 horas de atraso, podes ter direito a compensação.

voos-na-europa

Voos dentro da União Europeia

Aplica-se o Regulamento (CE) Nº 261/2004 para todos os voos:

  • Que partam ou cheguem a aeroportos da UE (incluindo Noruega, Suíça, Islândia).
  • Que partam da UE e cheguem a fora da UE (independentemente da companhia).
  • Que venham de fora da UE mas cheguem à UE e sejam operados por companhias europeias.

Que voos dentro da UE não estão abrangidos?

Embora a companhia aérea seja europeia, os voos que tenham origem e destino fora do território da UE não estão sujeitos a reclamação por atraso.
O regulamento europeu estabelece uma série de “circunstâncias extraordinárias” que impedem que tenhas direito a compensação pelo atraso. Estas incluem restrições ao tráfego aéreo, condições meteorológicas extremamente adversas, atos de terrorismo, urgências médicas e instabilidade política.

Que valor me cabe em caso de indemnização?

Caso tenhas direito a compensação, o montante será determinado em função da distância e do tempo de atraso.

AtrasoDistânciaValor
3-4h ou maisaté 1500km250€
3-4h ou maisdentro da UE +1500km400€
3-4h ou maisnão UE 1500-3500km400€
+4h ou não chegounão UE +3500km600€

Voos nos EUA

No caso de atraso de um voo, a legislação dos Estados Unidos é bastante mais flexível. De facto, poderíamos quase considerá-la inexistente. A não ser que o atraso ocorra na pista de aterragem, fica a critério das companhias aéreas decidir se oferecem ou não compensação. Por isso, aconselhamos que verifiques as políticas e condições do teu bilhete de avião antes de o reservares.

Vamos focar-nos no caso que a legislação cobre, ou seja, atrasos na pista. Quando o atraso ultrapassar as 2 horas, a companhia aérea é obrigada a fornecer-te água, comida, acesso à casa de banho e assistência médica sem custos. Quando decorrerem 3 horas (4 horas se o voo for internacional), a companhia tem de permitir que saias do avião através de uma porta de embarque. Claro que isto só acontece se o piloto determinar que não há problemas de segurança.

Lembra-te que deves sempre guardar o teu cartão de embarque para poderes reclamar compensação. Além disso, se estiveres no avião durante mais de 2 horas (3 horas no caso de voo internacional), tens direito a pedir o que precisares (comida, bebida, etc.).

Assim que puderes, dirige-te ao balcão da companhia aérea e apresenta a reclamação para solicitar compensação. No entanto, como já mencionámos, as companhias só são obrigadas a compensar os danos económicos que tenhas sofrido, não os danos morais.

Voos internacionais

O Convenção de Montreal (desde 2003) regula os atrasos internacionais, mas muitos países, como os EUA, só reconhecem prejuízos financeiros como indemnizáveis.

Para poderes reclamar:

  • Guarda o cartão de embarque
  • Tira fotografias das provas
  • Guarda todos os recibos

Se o voo fizer escala num país da UE, poderás também ter direito à compensação segundo o regulamento europeu.

E se o meu voo atrasar 3 horas na UE?

Além da compensação por atraso de voo:

  • Podes pedir reembolso ou voo alternativo, se o atraso for superior a 5 horas.
  • Tens direito a assistência (refeições, chamadas, hotel).
  • Se fores reencaminhado para outra classe, tens direito a reembolso parcial (classe inferior) ou viagem sem custo adicional (classe superior).
  • Num atraso em pista, podes pedir para sair do avião após 3h (na UE) ou 4h (fora da UE).

Não assines acordos que não garantam os teus direitos!

prazo-para-reclamacao-atraso-voo

Prazo para apresentar reclamações

O tempo limite varia conforme o país onde a companhia aérea está registada ou o tribunal competente, e não depende da tua nacionalidade.

O teu seguro Heymondo inclui reclamação por atraso de voos

A Heymondo colabora com a AirHelp para facilitar o processo de reclamação.

Se o teu voo partir de Espanha e a viagem durar menos de 30 dias, este serviço está incluído em todos os seguros temporários.

Na app Heymondo podes:

  • Inserir os dados do voo
  • Acompanhar o processo
  • Receber o valor da compensação através do método que escolheres

Viaja com tranquilidade: inclui sempre o teu seguro de viagem Heymondo!



Seguro de viagem internacional

.

Espera longa? Descobre como as salas VIP podem ajudar

Se o teu voo estiver atrasado, a melhor opção poderá ser esperares de forma mais confortável numa sala VIP do aeroporto.

Normalmente, os viajantes com acesso a salas VIP são os que voam em classe executiva ou os que têm programas de milhas. Alguns cartões de crédito, como o Diners Club, também oferecem este acesso.

salas-vip-do-aeroporto

Nos aeroportos portugueses geridos pela ANA – Aeroportos de Portugal, como Lisboa, Porto, Faro, Funchal ou Ponta Delgada, existem salas VIP com acesso disponível mediante pagamento, mesmo que viajes em classe económica. Podes comprar esse acesso:

  • Diretamente no balcão da sala VIP;
  • Através do site oficial da ANA Aeroportos (www.ana.pt);
  • Ou na app ANA.

O preço varia consoante o aeroporto e a sala. Por exemplo, o acesso à sala ANA Lounge no Aeroporto de Lisboa custa cerca de 35€ a 40€ por pessoa (valor indicativo).

Vantagens das salas VIP

Ao acederes a uma sala VIP, poderás usufruir de vantagens como:

  • Conforto e tranquilidade: ambiente relaxado, longe da confusão da terminal, com assentos confortáveis e Wi-Fi gratuito.
  • Serviços premium: refeições e bebidas gourmet, duches e zonas de descanso.
  • Assistência personalizada: staff disponível para prestar apoio e informações sobre o teu voo.

Se o teu voo atrasou e estás preso no aeroporto, não precisas passar horas desconfortáveis à espera. As salas VIP oferecem um refúgio tranquilo com Wi-Fi, snacks, bebidas e, em muitos casos, até duches e zonas de descanso. Quer tenhas acesso gratuito por cartão, programa de milhas ou optes por pagar a entrada, investir no conforto pode transformar completamente a tua experiência. Afinal, uma espera longa não tem de ser simplesmente sinónimo de stress, pode ser também uma oportunidade para relaxar antes do embarque.

Histórias de destaque