Heymondo solidário

Viajar abre a mente e o coração

Heymondo solidário

Não há nada como a experiência de uma viagem

Visitar outros lugares permite-nos conhecer outras pessoas e as suas diferentes culturas, apreciar novos sabores, ouvir música desconhecida. Em suma, viajar ajuda-nos a mudar a nossa perspetiva do mundo, a alargar a nossa forma de o ver e a apreciar a maravilha que é viver nele.

Viajar é uma das nossas paixões, mas devemos ter em conta que cada uma das nossas viagens deixa uma marca importante no planeta.

Empresa sem fronteiras

O nosso grão de areia

Somos uma empresa sem fronteiras

Queremos que o nosso compromisso com um mundo solidário também não tenha barreiras. É por isso que estabelecemos um acordo de colaboração com "Médicos Sem Fronteiras" para participar e ajudar ativamente com eles em áreas e grupos que sofrem emergências humanitárias e médicas em todo o mundo.

Nas nossas pequenas (e não tão pequenas) decisões quotidianas reside o poder de mudar.

O manual do bom viajante

Escolha

Escolha

Operadores turísticos, companhias aéreas e hotéis empenhados nas comunidades de acolhimento e no ambiente.

Adapte-se

Adapte-se

Aos costumes e hábitos locais, sem impor os seus próprios hábitos e estilos de vida.

Não leve nada da natureza

Não leve nada da natureza

Não leve recordações de sítios naturais e arqueológicos. Não compre produtos fabricados a partir de plantas ou animais ameaçados de extinção.

Consuma localmente

Consuma localmente

Compre as recordações da sua viagem em lojas e estabelecimentos de artesanato locais, tente encontrar locais típicos onde os habitantes locais se deslocam e prove a cozinha local mais autêntica. Isto ajudará a promover as tradições artísticas e culturais locais e as empresas locais.

Não desperdice energia

Não desperdice energia

Desligue o ar condicionado e as luzes do seu quarto todos os dias e minimize a produção de resíduos.

Utilize os transportes públicos e a bicicleta

Utilize os transportes públicos e a bicicleta

Sempre que possível: para além de ser uma forma barata e ecológica de viajar, terá também um vislumbre da vida quotidiana dos habitantes locais.

E partilhe!

E partilhe!

No regresso, reflicta sobre o que conheceu e aprendeu na sua viagem e sobre as suas realizações como turista responsável. Informe os seus amigos e familiares e partilhe com eles as práticas e os benefícios do turismo responsável quando viajarem juntos.