Reclamação de voo

Serviço de reclamação de voos AirHelp

Atraso nos voosCancelamentos de voosPerda de ligação

Serviço de reclamações AirHelp

Na Heymondo, queremos ajudar os viajantes como você em todos os incidentes possíveis e é por isso que incorporámos o serviço de reclamação de voos em colaboração com a AirHelp.

Se, durante a sua viagem, sofrer atrasos, cancelamentos ou perda de ligações provocados pela companhia aérea, a AirHelp irá reclamar a companhia aérea em seu nome para obter a indemnização a que tem direito por lei.

O serviço de reclamação de voos da AirHelp está incluído numa seleção dos nossos seguros de viagem, especificamente para todos os seguros de viagem temporários com origem em Portugal (e destino fora de Portugal) com uma duração inferior a 30 dias.

Como funciona?

Os direitos dos passageiros aéreos envolvem leis específicas, como o Regulamento (CE) n.º 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, publicado em 2004, ou a Convenção de Montreal, que prevalecem a nível internacional e que determinam que, em muitos casos, as companhias aéreas são jurídica e financeiramente responsáveis por incidentes de voo. Estas leis prevêem uma compensação até 600 euros por atrasos, cancelamentos ou perda de ligações causados pela companhia aérea em determinadas circunstâncias.

As principais circunstâncias que seriam abrangidas pela obrigação de indemnização da companhia aérea seriam as seguintes

  • Greves convocadas pelo próprio pessoal da companhia aérea.
  • Razões operacionais ou técnicas da companhia aérea.
  • Qualquer circunstância ou responsabilidade da própria companhia aérea.

Em contrapartida, as seguintes circunstâncias não são geralmente consideradas como estando dentro do âmbito da responsabilidade de uma companhia aérea e, por conseguinte, não estariam abrangidas pela legislação existente e não dariam origem a qualquer direito a indemnização:

  • Greves iniciadas por funcionários do aeroporto ou do controlo do tráfego aéreo.
  • Instabilidade política, mau tempo e riscos de segurança.
Reclamação de voos

Que voos podem ser reclamados?

Para podermos pedir uma indemnização à companhia aérea, temos primeiro de saber se a viagem se enquadra nos regulamentos da União Europeia (UE) em vigor para pedir uma indemnização.

Itinerário
Companhia aérea pertencente à UE
Companhia aérea não pertencente à UE
Desde dentro da UE até dentro da UECompanhia aérea pertencente à UEIncluídoCompanhia aérea não pertencente à UEIncluído
Desde dentro da UE sté fora da UECompanhia aérea pertencente à UEIncluídoCompanhia aérea não pertencente à UEIncluído
Desde fora da UE até dentro da UECompanhia aérea pertencente à UEIncluídoCompanhia aérea não pertencente à UE-
Desde fora da UE até fora da UECompanhia aérea pertencente à UE-Companhia aérea não pertencente à UE-

Atrasos nos voos

Em caso de atraso de um voo, tem direito a pedir uma indemnização se estiverem reunidas as seguintes condições

  • O check-in para o voo foi efectuado a horas.
  • O voo chega ao seu destino com mais de três horas de atraso.
  • A companhia aérea é responsável pelo atraso (por exemplo, circunstâncias técnicas do avião).
  • O voo está dentro das rotas abrangidas pela lei, tal como indicado no ponto Que voos podem ser reclamados?

Se preencher todos os requisitos acima referidos, tem direito a uma indemnização até 600 euros, de acordo com o quadro seguinte.

Itinerário
Compensação
Todos os voos até 1.500kmCompensaçãoaté 250€
Voos internos da UE com mais de 1.500 kmCompensaçãoaté 400€
Os voos não internos da UE entre 1.500km e 3.500kmCompensaçãoaté 400€
Voos não internos da UE de mais de 1.500kmCompensaçãoaté 600€

Reclamamos por si

Viaje com toda a tranquilidade graças ao serviço de reclamações de voos que defenderá os seus direitos em caso de necessidade. Calcule já o seu seguro de viagem com o serviço de reclamações de voos e viaje sem preocupações.